
J o r g e P a p r o c k i - Psiquiatra
ENSINO
HISTÓRIA DA MEDICINA E PSIQUIATRIA
FORMAÇÃO DE PSIQUIATRAS EM MINAS GERAIS
PRIMEIRA RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA NO ESTADO - 1968
Postado em 19 de novembro de 2014
O início da atividade psiquiátrica hospitalar pública ocorreu, em Minas Gerais, no ano de 1903, com a criação do Hospital Colônia de Barbacena. Em 1922, foi fundado o Hospital Instituto Raul Soares em Belo Horizonte. A seguir foi criado, na cidade de Oliveira, em 1927, um Hospital Colônia para abrigar doentes mentais menores. Em 1947, foi inaugurado o Hospital de Neuro Psiquiatria Infantil e, em 1962, o Hospital Galba Velloso, ambos em Belo Horizonte. Esses cinco hospitais abrigavam, em 1965, cerca de 4.500 pacientes internados, os quais eram assistidos por cerca de 27 psiquiatras e 40 clínicos de outras especialidades. A coordenação desses hospitais era realizada pelo Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.
O início da atividade hospitalar privada, no Estado, teve início em 1937, com a fundação da Casa de Saúde Santa Clara, na cidade de Belo Horizonte. A seguir foram criadas, também em Belo Horizonte, mais sete outros hospitais: a Clínica Pinel em 1946, a Casa de Saúde Santa Maria em 1947, a Clínica Afrânio Peixoto em 1962, a Clínica Nossa Senhora de Fátima em 1954, a Clínica Nossa Senhora de Lourdes em 1959, a Clínica Boa Esperança em 1961 e o Hospital Espírita André Luiz em 1964. Nesse mesmo período, compreendido entre 1930 a 1965, foram criadas cinco casas de saúde em Barbacena, três em Juiz de Fora, uma em Uberaba e uma em Uberlândia. Assim, em 1965, o estado de Minas Gerais dispunha de 13 instituições privadas que abrigavam uma população de cerca de 1.300 pacientes internados.
Essa população de 4.500 pacientes internados em hospitais públicos e 1.300 pacientes internados em hospitais privados era assistida por 120 psiquiatras. Quanto à sua origem, 95 desses psiquiatras tinham concluído o curso médico em Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, 11 no Rio de Janeiro, 4 em Niterói e 3 em Recife. Somente 5 desses médicos tinham concluído algum curso de especialização. Os restantes eram egressos de estágios, realizados em instituições hospitalares, durante o curso médico, na qualidade de estagiários acadêmicos. Cem desses profissionais estavam radicados em Belo Horizonte, seis em Juiz de Fora, seis em Barbacena. Onze cidades do Estado abrigavam um psiquiatra em cada uma.
O primeiro curso de pós-graduação em Psiquiatria, no estado de Minas Gerais foi instituído em 20 de março de 1968. Ele foi implantado no Hospital Galba Velloso e foi decorrente de um acordo entre a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica de Minas Gerais e a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. O acordo foi assinado pelos professores Clovis Salgado e o professor Lucas Monteiro Machado. O professor Jorge Paprocki foi designado como organizador e coordenador dessa instituição.


A diretoria da Associação Acadêmica Psiquiátrica de Minas Gerais fez emitir um selo comemorativo, em 2009, pelo transcurso de 40 anos da fundação da Primeira Residência Psiquiátrica de Minas Gerais.

Abaixo, o programa de atividades dessa Residência elaborado, na época, pelo professor Jorge Paprocki.


Blog Jorge Paprocki - Em operação desde Outubro/2014